terça-feira, 11 de agosto de 2015

TAG - No País das Maravilhas

 
 
Vi esta TAG no Jardim de Mil Histórias e não lhe resisti. Foi criada pelo Vítor, do Menino dos Livros e é baseada nas personagens do livro "Alice no País das Maravilhas". Tem apenas duas regras: escolher um livro diferente para cada personagem; o "Alice no País das Maravilhas" não pode ser mencionado.
Vou passar às respostas, então.
 
1. Alice: um livro que te fez cair num mundo completamente diferente:
 
 
Quando penso na leitura deste livro ainda sinto aquela sensação de deslumbramento. Erin Morgenstern conseguiu criar um mundo diferente, com uma atmosfera muito própria. É um livro mágico, capaz de nos atirar para outro lugar.
 
2. Chapeleiro Louco: um livro com um protagonista louco:
 
 
A Bessy parece-me a escolha acertada para esta categoria. É impulsiva, descarada e pareceu-me um tanto louca, ou não desse por ela a realizar uns quantos actos desesperados que levaram a consequências... loucas. É uma das minhas personagens preferidas, mas não posso deixar de a mencionar aqui.
 
3. Coelho Branco: um livro que te atrasou a leitura:
 

Deve ser dos melhores romances históricos que alguma vez vou ler, mas comecei a quebrar o ritmo de leitura perto do meio. Cheguei a uma parte tão aborrecida, mas tão aborrecida que não consegui continuar. Espero um dia pegar-lhe e lê-lo de vez e não sentir que me fez perder tempo.
 
4. Gato: um livro que te fez rir muito:
 
 
São vários os livros que ao longo dos anos nos presenteiam com personagens divertidas ou cenas caricatas, mas "Bons Augúrios" fica para a (minha) História. Foi uma sucessão de divertimento, desde a cenas bizarras a gente pura e simplesmente louca.
 
5. Lagarta Azul: um livro que te fez reflectir muito:
 
 

 
Li-o quando tinha uns 14 anos, quase a mesma idade que Anne Frank tinha quando teve que se esconder num anexo com outra família para sobreviver. Marcou-me ler as confissões de uma rapariga da minha idade, uma rapariga perspicaz a quem não foi dada a oportunidade de viver. Dei por mim a pensar se algures ela saberá que o que registou durante aquele momento é um testemunho das consequências daquele regime. Foi também o livro que despoletou a minha curiosidade pelos acontecimentos que levaram à Segunda Guerra Mundial e as maquinações nazis. Sabem aqueles livros que nos despertam para algo que nos incomoda? Este foi um deles.
 
6.Tweedledee e tweedledum: dois livros que são parecidos:
  




São similares porque são ambos livros românticos, escritos numa linguagem carinhosa, e as especialidades que as suas protagonistas cozinham têm a capacidade de influenciar emoções. São livros com algo de mágico, que proporcionam boa disposição ao longo da sua leitura, mas preferi, de longe, "O Jardim Encantado".

7.Rainha de Copas: um livro cujo autor adora matar as personagens:


*Colocar a marcha fúnebre no Youtube*
Não vou comentar. Ainda estou de luto por algumas das personagens.

Vou nomear a Spi, do Delícias à Lareira, para responder a esta TAG, mas estejam também à vontade para aceitar este desafio.

Boas leituras!


4 comentários:

  1. Também ainda estou de luto por algumas personagens. Era desnecessário snif snif.

    Que tal o Observações? Tenho-o na estante por ler há algum tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Era, não era? Acho que foi mesmo para nos deixar de coraçãozinho apertado. Uma das mortes, da família Wesley, então, revoltou-me.
      Adorei-o, é daqueles que recomendo. A Bessy é mesmo peculiar, e como é narrado por ela tem cenas cómicas - e outras nem tanto. E outras são mesmo muito tristes, mas acho que vais gostar. É um livro diferente.

      Eliminar
  2. Olá!
    Gostei muito das tuas escolhas, bem diferentes das que tenho visto. Pois é, Harry Potter tem algumas mortes bem dolorosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada, Tita :D
      Tem, não é? Algumas deixaram-me a pensar se não terá sido mesmo vontade de os matar para pôr a lagrima no olho do leitor...
      beijnho

      Eliminar