sexta-feira, 14 de agosto de 2015

The Hobby - #7

No início das aulas, naqueles tempos em que a única preocupação era garantir boas notas na escola, havia professores que passavam uma ficha para cada aluno preencher com os seus dados pessoais. Normalmente, na ficha perguntavam qual era a disciplina preferida, quais os nossos interesses e qual o nosso “hobby”, ou passatempo.
Chegados à secção “hobby”, certos colegas meus escreviam o seguinte: “ouvir música”. Eu achava aquilo um bocado estranho. “Ouvir música?”, como poderia aquilo ser um passatempo? Eu gostava muito de apreciar o silêncio, mas também ouvia muita música, principalmente como pano de fundo para alguma tarefa. Ouvia no extinto DiscMan, e depois no MP3 a caminho de casa; ouvia a fazer TPC, ou a rabiscar qualquer coisa que na época rabiscava; ou porque estava a tratar de fazer limpeza. Ou porque me apetecia. Fazia parte da rotina diária. Por isso achava muito estranho que aquilo fosse “um hobby”. Então eles não faziam mais nada durante os tempos livres? Ficar deitado a ouvir música era um passatempo?
Só agora é que me apercebo o hipócrita que eu era quando penso na secção “passatempo”. É que eu escrevia “ler”. Ora, ler fazia parte da minha rotina diária, tal como agora. Poderia comparar com ver televisão.
Hoje o exercício de ler, com o blogue, tornou-se mais atento, mais crítico. Talvez hoje o pudesse considerar um hobby, mas faz de tal modo parte de mim…
Se hoje me entregassem essa ficha não saberia bem o que responder, mas foi assim que escolhi o nome para esta rubrica.
 
 
Lacuna Coil, "Enjoy the silence"
 
Boa sexta-feira!  And enjoy the silence.

2 comentários:

  1. OMG, tu gostas de ler e ouves Lacuna Coil? Por onde é que andaste? :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha! É uma associação engraçada :P (antigamente comentavam "tu és sossegadinha e ouves rock?!")
      Também temos fã da voz da Cristina e de livrinhos?
      Por acaso já não os oiço tanta vez, mas fizeram parte da "banda sonora pessoal" durante uns tempinhos.

      Eliminar