quarta-feira, 25 de maio de 2016

"À Espera de Bojangles", Olivier Bourdeaut

Este é um livro sobre o amor de um casal. Através da sua perspectiva de criança, o narrador relata-nos as peculiaridades de uma vida familiar que, se no início parece ter a dose de loucura ideal dos inconformistas, acaba por se mostrar mais negra.
O filho, quando menino, sente-se deslumbrado com os pais, que dão festas noite após noite e dançam pela sala ao som de "Mr. Bojangle", por Nina Simone. É uma vida de sonho para uma criança que tem mais do que uma cama à escolha no quarto e uma ave exótica por irmã, a Menina Sem Préstimo. Joga às damas no chão preto e branco da entrada do apartamento e na escola descobriu que tem que mentir no sentido inverso, já que nem a professora nem os colegas acreditam que, apesar de ele mentir tão bem como a mãe gosta, o que conta sobre os acontecimentos a que assiste em casa são reais.
Sente um fascínio especial pela mãe, impulsiva e divertida como uma criança, que tem todos os dias direito a um nome diferente atribuído pelo marido, George. É à volta dela que a história gira, mas através de uma ou outra entrada dos diários do pai acompanhamos outra perspectiva sobre a mulher. Já contei que partilham um "amor louco"?
Gostei muito de ler este "À Espera de Bojangles". Parte do meu gosto pelo livro prendeu-se pelo estilo narrativo, que adorei. Consegue ser cativante, e não deixei de ter a sensação de que o protagonista estava ao meu lado a contar-me estes episódios, que de tão cómicos se podem tornar tristes. Diverti-me também com a perspectiva de alguém que ainda recorda o que é ser criança, que percebe certas frases de forma literal, mas também consegue ser assertivo, já que para ele tudo é natural. Os convidados bem podem adormecer pelos sofás e a mãe bem pode usar o sofá como trampolim, que é o dia-a-dia a que esteve habituado.
Ainda assim, cheguei ao final com um certo aperto. É um livro agridoce, em grande parte pela paixão dos pais. Tanta loucura não será egoísta? 

Mais informações
Já o leram? Boas leituras!

Nota: O meu exemplar foi-me disponibilizado pela Guerra e Paz Editores para opinião,  a quem desde já agradeço pela oportunidade.

6 comentários:

  1. Su, ainda não te contei mas também o vou ler!!! Mal posso esperar para tê-lo nas mãos hehehehe E ainda mais depois de ler a tua opinião.

    E ando a negociar com o Zé Pedro para fazermos passatempo :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boaa!!! Espero que gostes dele. Depois quero comentá-lo contigo em assembleia :D

      Acho bem ;D

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Parece ser um livro interessante. Fiquei curiosa.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      É muito giro, apesar do toque agridoce. Acho que ias gostar.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Confesso que este livro não me despertava a atenção mas gostei muito da tua opinião. Talvez o leia, um dia ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Obrigada! Se tiveres oportunidade lê. O estilo de narrativa é giro, gostei muito dele :D

      beijinhos

      Eliminar