sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ainda há vida no mundo dos Snobs...

É um facto, mas são avistados com uma frequência cada vez maior por cá. Não há muito tempo, o nosso vizinho Delícias à Lareira voltava a mencioná-los. Hoje deparei-me com mais um deles, enquanto deslizava pela rede social.

Não me surpreendeu. Já não simpatizava por aí além com o sujeito em questão, mas hoje tive a certeza de que ele é um deles. Eles vivem no meio de nós, "I believe it". E o habitat principal situa-se no nossos ecrãs, pelos vistos.
É claro que tenho de dizer que, e antes que me ameacem com umas bolachadas - que é assim que chamamos às bofetadas no interior do "Rectângulo" - eu percebo o que ele queria dizer. Não é o que todo o aspirante a escritor lê em textos sobre o ofício? De "escreve o livro que queres ler", ou "se quiseres ler um livro que não existe escreve-o", e ainda, de "escreve para ti, e não o que os outros querem ler", não está o Pinterest cheio?
Bem, ele tentou dizer algo do género, tenho a certeza, mas só cá para nós, acho que se desmascarou. Acho! O certo é que a frase lhe saiu mal. Não sei se tal se deve à construção ou àquele "eu" ali tão marcado, mas assim que a li fiquei com a ideia de que neste mundo não "existe" os livros que ele gostaria de ler, por isso, bolas, lá tem de ser ele a escrevê-los...

E agora eu podia dizer para ele chamar a nave-mãe para o levar de novo para o Mundo dos Snobs, já que neste ele não encontra nada para ler, o "Alf" nos valha. 
Sou só eu que fiquei com a ideia de que naquelas duas linhas acabou-se de se demonstrar uma grande falta de interesse pelo trabalho dos colegas de profissão? Que, pura e simplesmente, não existe nada que ele queira ler? E o mais estranho, é que dentro do género dele até qualquer um de nós, "blogger-leitor", lhe podia dar umas quantas sugestões. Certo? Apesar de que, assim de repente, a única sugestão de que me lembro é a de um remédio que tomado ao acordar não faz mal a ninguém, umas gotinhas de Humildade. E Ponderação, que as "celebridades" se esquecem sempre de tal e depois passam por Snobs. Ou são Snobs disfarçados? Humm...

O que acham?
Nota: Eu li "A Filha do Capitão" do escritor referido e gostei. Só acho que a pesquisa feita se podia ter confundido melhor com a história em certas passagens. Gosto muito de aprender quando leio, mas se uma pessoa pega num livro para ler um romance histórico, é porque quer ler... um romance histórico. De contrário também vai consultar os arquivos.
Já tentei ler "O Codex 632", mas desisti aos primeiros capítulos. Achei o protagonista demasiado - como dizer isto sem ofender ninguém? - "cheio de si" para me prender à leitura. Não quero ler sobre um tipo interessado numa boazona quando tem uma mulher triste e uma criança deficiente a precisar da atenção dele em casa...

Entretanto, boas leituras!

8 comentários:

  1. Concordo. Por isso nunca consegui ler um livro dele. Tenho um por ler á ninha espera e não sei se sou capaz. "A vida num sopro" . porque realmente tenho medo de encontrar personagens idênticas a ele mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ler "A Vida Num Sopro". Acho que é sobre um casal que se apaixona durante a guerra civil de espanha e ela foge para portugal. Acho! O que me mete medo é apanhar com informação retirada das pesquisas dele e escarrapachadas na história. Por muito interessante que seja, torna-se secante...

      Eliminar
    2. Obrigada! AAhahha sim, sem querer estas atitudes até nos afastam da obra dele. Como te percebo, Di...
      Essa informação toda dá-me mesmo a sensação de que se acha mt importante... enfim...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Como te dizia, da minha (pouca)experiência com os livros dele acho que se o Dan Brown e o Ken Follet tivessem um filho, saía o JRS. Um bocadinho mal comparado, e a puxar mais ao talento de um do que do outro, mas pronto... Percebes a ideia.Isto para dizer que acho os temas e o tipo de literatura que ele explora muito dentro do estilo dos outros dois autores. Portanto ele que não diga que não há, porque não é verdade! Procure melhor, vá.

    Epa, snobs. Era corrê-los à chapada! ahahaha

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah mesmo! E um filho se calhar um bocadinho menos talentoso, porque pelo menos o Dan Brown conseguia abordar assuntos interessantes sem os tornar secantes - entre diálogos de personagens, por exemplo. Enfim,..

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Su,
    Quando vi essa frase até fiquei parva. Ele acha mesmo que é o melhor -.-
    Já li alguns livros dele, e tenho outros por ler, e até cheguei a gostar de alguns, mas acho mesmo que ele se tem em melhor conta do que é.
    Ele debita demasiada informação para mostrar que investigou o assunto. Um dos livros que li, acho que a Formula de Deus, tinha autênticas aulas de física. E adormecia sempre nesses capítulos =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,

      Ahaha devia saber tão bem em caso de insónia hehe como já comentei contigo, é essa a sensação que tenho dos livros dele.
      Eram escusadas estas atitudes dele. Enfim..

      beijinhos

      Eliminar