quarta-feira, 12 de abril de 2017

"No Coração Desta Terra", J. M. Coetze

"No Coração Desta Terra" conseguiu fornecer uma leitura bem perturbadora. Existe uma frustração, uma mágoa, latente na protagonista, e no fundo, ficamos na dúvida sobre a sua sanidade. 
O romance é narrado por Magda que, tal como ela se apelida, é uma velha solteirona, que vive numa herdade desolada no meio de um "deserto de pedra". Os dias são passados a cuidar da casa, do pai cuja atenção tanto deseja, e a escrever as notas que constituem este romance.
Ao leitor, são dadas três realidades alternativas, onde  a violência e a frustração tomam o seu lugar. Será que o pai chegou a tomar uma nova noiva que lhe instigou ciúmes e a precipita para uma vingança bem sangrenta? Será que o patrão tomou antes a criada jovem por amante? Terá isso alguma vez acontecido, ou terão sido apenas fantasias da filha, uma forma de Magda assumir as rédeas da própria vida? Na fazenda sente-se presa, dependente, mas tem por aquela terra um amor que não consegue exprimir por palavras, o que também a magoa. Fica a ideia de que preferia ser parte da terra, a ser aquela mulher que tanto ambiciona a que a vida comece para ela.


Sinopse

É, portanto um livro com temas que nos levam a pensar, que vão desde a relação com o pai, à relação amo-criado, e por sua vez, à relação colonizador-colonizado. Dei por mim a pensar se a cena da violação não poderia ser uma metáfora para este último ponto. Se já leram o livro, deixem-me saber a vossa opinião.
Por acaso, achei a narrativa bastante apelativa, pois conseguiu obrigar-me a ler devagar para alinhavar o enredo - ou enredos -, e saborear cada linha, por mais mórbida que seja. A certo ponto lembrou-me Toni Morrison, pela capacidade de usar imagens tão poéticas em situações que mexem com o leitor.
Não senti que adorasse tanto "O Coração Desta Terra" como adorei "Beloved", mas gostei muito do livro e fiquei com vontade de conhecer a restante obra do autor.

E vocês, já o leram? Gostaram?
Boas leituras!
 
 

6 comentários:

  1. Olá, Su!
    Li apenas um livro deste autor - Desgraça - e recordo-me de que me provocou sentimentos contraditórios e não muita vontade de voltar a ler este autor. Agora que li a tua opinião, sinto que devo dar a este Nobel uma nova oportunidade no futuro. Depois digo-te alguma coisa.
    Beijinhos e leituras muito saborosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana,

      Ah, estou a ver que será normal sentirmo-nos perturbados com a leitura... Fico então à espera da tua leitura. Também tenho o "Desgraça" por ler na estante :D

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá, Su,
    Nunca li nada do autor e apesar de gostar de ter lido a tua opinião, não sei bem se irei gostar de ler o livro. Talvez um dia tente ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Obrigada :D sim, um dia dá-lhe uma oportunidade, mas quando estiveres no "mood", que a leitura é mesmo... perturbadora...

      bejinhos :D

      Eliminar
  3. Olá Su,

    Do autor li recentemente "A Desgraça". Não achei grande piada.
    Mas quero tentar ler outro livro, porque gostei da escrita. Talvez este :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isa,

      Tenho esse por ler, mas até tenho receio, porcausa dos temas.
      Boa, espero que gostes. O estilo de escrita é realmente especial ;D

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar