sexta-feira, 24 de novembro de 2017

"Danças e Contradanças", Joanna Harris

"Danças e Contradanças" reúne um conjunto de contos de Joanne Harris. São histórias pequenas e com o pendor sarcástico da autora, e enquanto alguns nos apresentam personagens peculiares, outros há com um certo pendor de crítica social. E há outros que parecem exercícios de escrita que Joanne Harris decidiu mostrar aos leitores - e que se calhar "fermentando" na gaveta tomavam outro aspecto.
 
Já tinha começado a lê-los há uns anos e, no fundo, permitem uma leitura leve e engraçada. O livro parece o ideal para ocupar uns minutinhos livres. Li algumas das histórias com gosto, exactamente pela "magia" ou "estranheza" que lhes é incutida pela autora, mas de outras pedia mais - estarei eu com "esquisitices" depois de Stephen King e de George R. R. Martin? Também é provável.
Para evitar falar demasiado sobre os contos, deixo-vos apenas com as minhas listas de destaque.

Gostei de:

- "Gastronomicon": um livro de receitas herdado da sogra estrangeira com resultados curiosos;
- "O curso de 1981": os alunos de feitiçaria de 1981 reúnem-se, e bem sabemos como essas reuniões são enervantes;
- "Auto-de-fé": há twists engraçados, e este conto tem um deles;
- "O último comboio para Dogtown": o que acontece às personagens abandonadas?
- "Chá com pássaros": um vizinho simpático de hábitos estranhos;
- "Pequeno-almoço no Tesco's": um pequeno drama;
- "Venha Mr. Lowry, chegou a sua vez": uma história sobre probabilidades;
- "A pequena sereia": duro de se ler, mas... Marcante;
- "Peixe": mais uma refeição com um toque especial;
- "Eau de toilette": para lembrar que uma senhora no séc. XVIII não era assim tão glamorosa.
 
 Não consegui gostar de:

- "A Irmã Feia": para mim certas "coisas" têm de ser ou carne ou peixe. Ou é uma personagem ou é uma actriz. O Lobo Mau podia ter safado a história, mas nem por ele;
- "O mundo de cabedal de Al e Christine": outro pequeno drama, ou, um exercício de drama?
- "Um lugar ao sol": a necessidade do corpo perfeito é sempre um bom tema, tal como a sexualização de adolescentes, mas já foi visto ao longo da colectânea;
- "Nunca beijes um vampiro...": a necessidade do corpo perfeito... Esperem, estou a repetir-me. Pois.
 
Posto isto, entreteve-me, mas esperava muito mais do livro.
 
 
Sinopse
 
E vocês, já leram esta colectânea? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Olá Su,
    Gosto muito da escrita da autora e tenho que ler este livro =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Espero que gostes mais do que eu, então :D

      beijnho, e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá, Su!
    Gosto mesmo muito de Joanne Harris, é uma das minhas autoras favoritas, embora reconheça que nem todas as suas obras têm a mesma qualidade e que há uma ou outra que não deveria ter chegado à minha estante.
    Esta nunca li, não sei bem porquê, mas talvez um dia lhe dê uma oportunidade...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana,

      Eu tinha um certo fraquinho desde o "Chocolate", mas ultimamente não me têm "arrebatado" como antes... Talvez seja só uma fase.
      Fico à espera da tua opinião ;D

      beijnhos

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Acreditas que nunca li nada da autora?! Pois..."shame on me". Tenho mesmo de ler. Mas nunca sei o que ler em primeiro lugar. Já ouvi falar bem e mal de alguns livros...enfim...
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura :D
      A sério?! És uma "raridade" hehe o ideal será começares pelos livros do "Chocolate". Eu confesso que já gostei mais, mas Joanne Harris consegue sempre entreter.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar