sexta-feira, 10 de novembro de 2017

"Longbourn - Amor e Coragem", Jo Baker

Este romance foi uma agradável surpresa. Em "Longbourn", Jo Baker recria o "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen, mas desta vez, do ponto de vista dos criados. Assim, acompanhamos a história da governanta e do mordomo, Mr. e Mrs. Hill, e das criadas Sarah e Polly, enquanto os seus senhores são dominados pelos acontecimentos do romance original.
No entanto, enquanto Mrs. Hill se apronta em preparar jantares e a ouvir os queixumes de Mrs. Bennet ou Sarah sai para comprar laços para os sapatos de dança debaixo de chuva, as suas vidas rumam por si. Mrs. Hill preocupa-se com o seu futuro na casa onde serve com o marido, e onde sonha continuar a envelhecer em segurança - o que a faz dedicar-se ao trabalho na visita de Mr. Collins - e Sarah, educada desde menina como criada em Longbourn, pergunta-se a si própria se a vida será sempre aquilo: servir senhoras; lavar as roupas das senhoras; fazer recados para as senhoras... Mas o seu próprio coração toma sobressaltos quando um novo criado chega à propriedade, James Smith. É um forasteiro, e a sua vinda deixa-a desconfortável. Felizmente, Mr. Bingley está por perto, e com ele Ptolomey, um criado de modos elegantes que não teme prestar-lhe atenção.

Sinopse

Eu adorei esta leitura. Adorei o estilo de escrita delicado e atmosférico da autora que me conseguiu agarrar, tendo também um toque de crítica social, divertido em certas passagens - noutras nem tanto-, e é sempre interessante espreitar a vida dos serviçais. Tal tira algum "glamour" à forma como imaginamos a vida das classes altas noutras épocas, bem o sabemos, mas torna-as muito mais tangíveis e credíveis. Acho que torna o retrato social bem mais completo.
Os fãs do romance original não temam ver "Orgulho e Preconceito" "conspurcado". A própria autora assume-se como fã e isso é perceptível ao longo do texto. Aqui, o espírito das personagens mantém-se, tal como o enredo que a família Bennet vive, apesar de chegar um pouco mais além de forma livre. Aqui, um dos patrões pode ter um segredo, e Wickham pode ser ainda pior...
De qualquer forma, ao ler "Longbourn", senti que revisitava o romance, mas a partir da porta da cozinha, e foi engraçado ir reconhecendo pormenores e e acontecimentos marcantes do original, enquanto acompanhava a história paralela de Sarah e dos restantes colegas.

E vocês, já leram este livro? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!
 

8 comentários:

  1. Li o livro na altura em que foi lançado na versão portuguesa e, ao ler agora a tua opinião, constato que já não me lembro de alguns pormenores e fico com imensa vontade de o reler!
    Sou fã incondicional da Jane Austen e das suas histórias e, como tal, lembro-me de ter gostado bastante do livro e de também ter ficado "descansada" com o respeito demonstrado pela história original que aqui serve de background à história principal!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anna,

      Bem-vinda ao Voyage :D obrigada! Tal como dizes, a Jo Baker fez um bom trabalho a partir do original. Fiquei com vontade de seguir esta autora.
      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá, Su!
    Ai que vontade de ler esta obra! Adoro Jane Austen, adoro "Orgulho e Preconceito" e adorava revisitar este romance a partir da porta da cozinha, como tu tão bem dizes! Oxalá possa deitar-lhe a mão! Oxalá mesmo!
    Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana,
      Ohh, obrigada! Espero que depressa tenhas a oportunidade de visitar "Longbourn" e que adores. Fico à espera da tua opinião :D
      Até lá, beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Adoro Orgulho e Preconceito! É um dos meus clássicos preferidos!
    Tenho que ver se consigo ler este livro pois deixaste-me muito curiosa ;)
    Beijinhos e boas leiturasc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,

      Espero que gostes :D é mesmo muito engraçado revisitar as personagens desta perspectiva. fico à espera da tua opinião, então. E não temas, que o clássico fica muito respeitado hehe mesmo uma "informação" um pouco mais livre consegue ter a sua lógica.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Já vi várias vezes este livro na biblioteca, mas já vi opiniões menos positivas sobre ele e fico sempre com algum receio em o trazer.
    Mas para uma próxima dou-lhe uma oportunidade.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Dá-lhe uma oportunidade, que eu fico à espera de ver a tua opinião :D

      beijnho e boas leituras

      Eliminar