quarta-feira, 26 de agosto de 2015

"Firmin", Sam Savage

 
Em "Firmin" estamos perante a história de um rato de biblioteca. Ou melhor, de uma ratazana, Firmin, que ao devorar páginas de livros do abrigo que a progenitora preparara, na cave de uma livraria, aprende a ler.
Poderíamos associar esta fábula ao gosto pela leitura. Para Firmin os livros foram alimento físico, numa primeira fase, mas acabaram por se tornar um alimento intelectual necessário.
O que estranhei foi a obsessão do protagonista pelos humanos. Quer conversar com eles. Adora ver as "Beldades" das sessões de cinema para adultos. Fiquei a certo ponto a pensar se não terá desenvolvido uma alma humana, que o afasta da própria espécie mas, ao mesmo tempo, não é o suficiente para o aproximar dos humanos, já que não consegue comunicar com eles e o seu aspecto os afasta.
A leitura deixou-me dividida. Gostei muito do estilo de escrita, que de tão "sumarenta" dá vontade de continuar a ler e, da mesma maneira gostei de Firmin, que apela à compaixão como ser incompreendido e solitário. Tenho a destacar também a personagem de Jerry Magoon, um escritor um pouco peculiar.
Por outro lado, faltou-me algo neste livro. Como livro sobre a paixão pela leitura e a capacidade de nos dar outro olhar sobre o que nos rodeia faltou algo. Também me faltou um pouquinho mais de acção.
 
É daqueles livros que têm um protagonista que mexe connosco, para além de uma ilustrações interessantes, mas que sabem a pouco. Ou talvez esta não tenha sido a altura ideal para o ler. Um dia tento lê-lo com outros olhos.
 
sinopse
 
Já o leram? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Olá,

    Não li e não vejo que venha a ler, pois embora me pareça ser um livro interessante não é um livro de encher as medidas :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Fiacha,

      Até tenho medo de esta ser uma opinião injusta, mas não é livro que recomende. Um dia volto a lê-lo para tirar as teimas.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Gostei muito da tua opinião sobre este livro. Uma benza já o tentei ler, mas não consegui prosseguir. Mas ainda quero ler.
    Não vou desistir dele.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada, Isaura :D dá-lhe uma oportunidade, um dia. Eu percebo, até porque a sinopse nos dá outra expectativa. Depois quero saber o que achaste.
      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá Su ;)

    Tenho este livro na estante... mas o tempo vai passando e ainda não surgiu a vontade certa para o ler, apesar de me despertar interesse. Aquelas coisas!
    Quando o ler, venho partilhar contigo :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Denise :D
      Sim, compreendo-te. Obrigada :D tenho curiosidade em saber qual seria a tua opinião.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar