quinta-feira, 30 de junho de 2016

"Orgulho e Preconceito", Jane Austen

Cada vez mais acredito que há épocas ideais para certos tipos de livros. A leitura de "Orgulho e Preconceito" seria uma espécie de "releitura", pois já o tinha lido algures na adolescência - sabem como é, uma amiga leu-o, gostou, e naqueles tempos uma pessoa não podia ficar atrás. Ora, dessa altura só me lembro de ter achado a escrita um pouco petulante e o sr. Collins muito disparatado. Acontece que este livro já devia ter sido lido há uns meses para o Desafio de Clássicos, mas não estava com disposição para ele. Na semana passada, e por culpa de certo e determinado filme que comecei a ver - sim, "Pride and Prejudice and Zombies", pois claro -, dei por a pensar nele, lá na estante, abandonado ao pó.

Comecei a ler e não consegui parar. A premissa é previsível, mas muito engraçada. O sr. e a sr.ª Bennet têm cinco filhas, Jane, Lizzie, Lydia, Kitty e Mary, e a mãe está desejosa de as ver casadas. Logo por acaso, uma das casas vizinhas é alugada pelo sr. Bingley, um cavalheiro solteiro e com posses. Se ele é adorável, já o mesmo não se pode dizer do amigo, o sr. Darcy (ou das irmãs), mas parece interessar-se por Jane e o enredo corre a partir daí.
Adorei o tom da narrativa e aquela ironia muito delicada e subtil que permeia certas passagens, e não consegui deixar de me rir com algumas personagens. 
Gostei da crítica à sociedade, apesar do moralismo que também se sente no romance e que será fruto da época.Também gostei muito da forma como as personagens são construídas, e como percebemos as diferentes personalidades de cada. Lizzie é especial, Jane é amorosa e Lady Catherine é o snobismo em pessoa, acreditem! 
Sobre aquele certo e determinado cavalheiro, deixem-me dizer que percebo que seja fantástico que um homem abafe o orgulho por amor, mas apesar do comportamento de superioridade, acho que o dito senhor também era um pouco introvertido. Quantos de nós não damos por nós numa festa calados porque pura e simplesmente não temos jeito nem vontade de fazer conversa de circunstância com quem não conhecemos? Que as "haters" dele não me atirem pedras! Sabem o que se diz, "quem desdenha quer comprar"...

Já tinha lido e apreciado "A Abadia de Northumber", que satiriza os romances góticos da época, mas espero ler muito mais da autora. Acho que vou ficar fã.
Já leram? Qual a vossa opinião
Boas leituras!

P.S.: O meu exemplar ainda tem os actores da série da BBC, incluíndo Colin Firth como Mr. Darcy...

12 comentários:

  1. Tenho la em casa para ler. E quero ver se coloco no desafio de classicos que vem a seguir. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vais gostar :D é muito boa ideia ;D eu acho que leio o que vem a seguir. Vou deixar a "Jane Eyre" para o Inverno.

      beijinhos

      Eliminar
  2. Su, já que a minha opinião teima em não sair, cá fica um comentário mais prolongado, tendo por base a tua opinião.

    Eu também gostei muito deste livro. Não sabia é que para ti já era releitura. Assim sendo, percebo melhor a tua relutância. Eu mesma estava com receio de lhe pegar, mas por ter medo que fosse demasiado parecido com o filme (que já vim uma centena de vezes) e aborrecer-me. Surpreendentemente, sim, o filme é muito fiel ao livro mas não me aborreceu nem um bocadinho.

    A sra Bennet é uma tresloucada de primeira. Tem tanta vontade de ver as filhas casadas que acaba por ser inconveniente em diversas ocasiões. Lá saberá o Sr. Bennet porque prefere isolar-se na biblioteca o dia inteiro. Mas também ninguém o mandou casar com uma moça bonita e sem nada na cabeça. Das irmãs confesso que a a Lydia foi a que mais me irritou (já no filme é igual) porque consegue ser tão fútil e tão (ou mais) inconveniente que a mãe. E as respostas super elaboradas da Mary, a fazer-se de muito culta? Certamente teria sido o par perfeito para o Mr. Collins, e ela até estava disposta a fazer esse sacrifício...

    A Lady Catherine é daquelas tais pessoas que de tão importantes e tão bem postas que se acham facilmente passam para a má educação. Adorei a discussão final que teve com a Lizzie :) Ah e as irmãs do Mr Bingley também não ficam muito atrás no snobismo e nota-se que só toleram a Jane por causa do irmão... Enfim...

    Quanto ao Sr. Darcy, ok até tens razão. Aquela postura rígida, o facto de não gostar de interagir com as pessoas nos eventos e de rapidamente virar as costas às pessoas, pode passar por orgulho e superioridade, mas também pode ser alguma timidez. Mas tens que admitir que ele foi um perfeito idiota logo no momento em que fala da Lizzie pela primeira vez, com bastante preconceito.

    No entanto é engraçado ver as restantes conversas entre os dois. Percebe-se que a Lizzie está sempre na defesa mas que ele tenta constantemente aproximar-se dela.

    "Que as "haters" dele não me atirem pedras! Sabem o que se diz, "quem desdenha quer comprar"..."
    Estás a pedir uma sova, de certeza!

    Tenho que ler mais alguma coisa de Jane Austen :) E ainda quero rever este filme, outra vez! hehehe

    ResponderEliminar
  3. Ahahah!Obrigada pelo teu comentário extenso xD eu tinha ideia que te tinha dito, mas se calhar pensei em dizer (nós metemos sempre tantos assuntos em conversa)e comentei foi com outra pessoa algures pela blogosfera(que é o mais certo).
    :D olha, boa visão sobre a Mary. Também achei que ela se esforçava demasiado. Aquela passagem em que ela canta no tal jantar é de mais. Pobre Lizzie, estava tão envergonhada! Como estava à espera que o Collins se virasse para a Charlotte não tomei tanta atenção.
    Sobre a primeira passagem do Darcy, sim, é um estúpido. Percebe-se que a rapariga o tenha logo tomado de ponta. A expressão era sobre as atitudes do darcy e da Lizzie, mas deixaste-me com medo :P mas vá, vou deixar de defender o tipo e passar para o pai Bennet. O que eu me ri quando ele próprio fala mal das filhas! Gostei muito da personagem dele. A mãe é passada... Também adorei a discussão da Lady com a Lizzie xD
    Também quero ler mais :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ainda não escrevi sobre este livro mas não demorará. :)
    Gostei da escrita, simples mas cuidada, mas o que mais cativa é a personificação da época. Deixar o bichinho no leitor "quem me dera ter vivido naquele tempo, ali mesmo". Até agora, foi o único que li de Jane Auster mas vou ler mais. Previsível, é certo, mas não deixa de retratar a sociedade, criticando-a. E isso é muito importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, João,
      Fico a aguardar a tua opinião completa, então :D sim, também achei que a retrata muito bem, com aquela crítica subtil a temas como a necessidade de casamento e distinção de classes.

      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Olá Su!
    Este é um dos meus 3 clássicos preferidos de sempre! E no final do ano passado até o reli e voltei a adorar. É também o meu livro preferido de Jane Austen.
    E fico muito contente por, mesmo sendo uma releitura, teres gostado =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Obrigada! Percebo porquê ;D é muito bom. Quero ler mais da autora, a ironia dela fascina-me :D

      beijnhos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Olá,
      Bem-vinda ao Voyage! Eu não estava à espera de gostar tanto deste livro :D adorei-o!

      Boas leituras!

      Eliminar
  7. Viva,

    Um livro que me marcou e que gostava de um dia poder reler, mais que recomendado :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Achei-o muito, muito bom :D sim, para recomendar hehe

      bjs

      Eliminar