terça-feira, 22 de novembro de 2016

"O Mago - As Trevas de Sethanon", Raymond E. Feist

E eis que li o desfecho da Saga Riftwar! 
Mais uma vez, sinto-me dividida. Por um lado, este é o livro final. Ou seja, o livro onde tudo faz sentido e onde me apercebo que vou ter saudades daqueles cavalheiros. Ainda assim, tem falhas, e é capaz de ter mais do que os livros anteriores, mas passo a explicar.

Neste volume, Arutha deseja acabar de vez com a ameaça de Murmandamus e parte numa quest para norte, em direcção ao exército que ameaça o Reino. Entretanto, Pug e Tomas, com a ajuda do dragão fêmea Ryath, vão atravessar o universo para resgatar Macros, o Negro, alguém essencial para perceber o verdadeiro perigo que o mundo de Midkemia enfrenta.
Assim, acompanhamos a missão dos dois grupos, e se por um lado temos uma parte com mais acção, por um outro temos uma mais mística, onde até os mitos do "nosso" mundo parecem ter sido resgatados.
Gostei de perceber como neste caso até Feist parece aproveitar algo mais típico da ficção científica, já que se prende por momentos em portais entre mundos e questões espacio-temporais. Mais uma vez, deu um toque de originalidade a uma saga que, de outra forma, se poderia parecer com mais uma história "tolkeniana". Neste livro, até ficamos a conhecer melhor os Valheru, uma raça bem poderosa, e o porquê de o espírito de Ashen-Shugar se ter anexado ao de Tomas - outro pormenor que apreciei, deixem-me que vos diga, porque não só o rapaz tinha as recordações do valheru, como este tinha noção da presença do espírito dele ainda no passado. 
Como referi acima, a quest de Arutha está repleta de escaramuças e batalhas e mostra como o autor sabe escrever sobre estratégia! Se por um lado algumas fugas me cansaram, por outro também conseguiu captar a minha atenção.
No todo, não foi um livro que lesse de rompante. Só na parte final do livro, a ambição de Murmandamus faz sentido, tudo se conjuga e dei por mim desejosa de chegar ao final.
É um livro com algumas falhas a nível linguístico, tenho de reconhecer, - não me basta ler que algo é "estranho", quero perceber como "é" para o imaginar - e preferia que o autor tivesse escolhido pontos de vista específicos em certas alturas para me apegar melhor a certas personagens. É triste quando a morte de uma personagem nos passa ao lado, não é?
De qualquer forma, o livro fechou esta saga, e carregou na minha nostalgia. Foi engraçado perceber que "conheci" Pug e Tomas enquanto uns rapazitos sonhadores e afinal são essenciais para Midkemia. Da mesma forma, vou sentir falta da dinâmica entre Jimmy, Arutha, Martin, Laurie e Amos Trask... Era giro ler sobre as aventuras do grupo.

No geral, não achei a saga perfeita, mas fornece um bom entretenimento e prima por dar alguma originalidade aos ditos "clichés" da Fantasia - e não me posso esquecer que já tem alguma idade. Na época em que foi escrita, decerto estaria virada para um público juvenil masculino.  
Além disso, a magia é uma aspecto essencial e ler isto há uns anos atrás teria sido perfeito. Agora, dei por mim a prestar mais importância à forma como as culturas eram desenvolvidas, e tal merece um aplauso, já que o autor presta atenção aos detalhes e torna-as ricas. Sabe apresentar diferenças entre sociedades, tanto a nível de cerimónias, como de arquitectura, ou de estilos de vida, e até o Reino das Ilhas, que tem uma sociedade de influência feudal, foi bem caracterizado sem parecer "estafado", o que é do meu agrado.

Sinopse
Já leram a saga? O que acharam?
Boas leituras!

Leituras relacionadas:

3 comentários:

  1. Olá Su,
    Confesso que é uma saga que não me chama a atenção e nem sei bem porquê.
    Vê pela positiva, terminaste uma série =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Por acaso, também não ta consigo recomendar. A mim traz-me uma certa nostalgia deste tipo de fantasia e daí grande parte da piada. Sim, isso é verdade :D hehe
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Como sabes não sou grande fã de fantasia. Conheço por ver pelos blogues, mas de facto não tenho vontade de ler este género. Mas um dia volto a tentar :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar