segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Típico de um leitor #2

Planear releituras

Felizmente, a estante cá de casa está bem composta, e tenho a sorte de ir conseguindo acumular livrinhos novos. Acontece que dou por mim a folhear títulos já lidos, e estou a planear fazer algumas releituras. 
É que, depois de alguns anos neste meio da blogosfera e de ter notado algumas mudanças nos meus gostos, dou por mim com vontade de voltar a estes livros, até porque, no fundo, duvido de que os encare da mesma forma como os li pela primeira vez:

Lembro-me de que é acerca de dois magos ingleses que se tornam rivais durante as invasões napoleónicas. Pelo meio há um elfo com ambinções um tanto perigosas, e menções a um Rei Corvo que adorava voltar a descobrir quem é. Uma das passagens até é localizada no nosso Portugal da época!
Lembro-me de que os primeiros capítulos eram aborrecidos, mas de que a meio me sentia deslumbrada com o estilo de fantasia que era aplicado
Gostava mesmo de voltar a lê-lo.

Li-o demasiado nova. Percebi o impacto que teve, mas a única passagem que recordo nem sequer é a mais premente da narrativa. Além disso é uma obra tão importante que me sinto mal quando comento que sim, que o li - sem me lembrar de grande coisa.

- "Cem Anos de Solidão", Gabriel García Márquez
 G.G.M. é grande e tenho saudades de ler algo dele. Ora, porque não repescar "aquele"? Ainda para mais, vai ser interessante perceber se me vai encantar da mesma forma - ou melhor. 

Este ano tentei ler "O Calafrio", de Henry James, e senti um dèja vu. É uma história gótica, com uma propriedade imensa, um tio, dois sobrinhos, Flora e Miles, e uma perceptora. E de repente, fez-se luz! Há uns anos, tinha lido o de John Harding, que não só tem os mesmo elementos e o ambiente, como duas crianças chamadas Florence e Giles. Uma homenagem, apenas? Será o outro lado da história, contada pela menina, enquanto que a original o foi pela voz da perceptora? Não sei, o certo é que é, a seu modo, um tributo.
Quero lê-lo outra vez e, provavelmente, depois de "O Calafrio", para uma boa comparação.
 
"Na mira"
Se não fosse pedir muito, porque a TBR é grande e cheia de bons títulos, ainda gostava de reler a saga "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. Acompanharam-me na adolescência e gostava de "revisitar" uma história que tanto me tocou.

E vocês, também gostariam de voltar a ler algum livro? Costumam apostar em releituras ou acham-nas desnecessárias?

Boas leituras!

P.S.: Entretanto, alguém me explique porque é que o título da versão portuguesa do livro de John Harding ("Florence and Giles") é a tradução do título da sequela ("The Girl Who Couldn't Read"), que nem sequer foi publicada por cá... Mistério...

4 comentários:

  1. Também tenho saudades de regressar a alguns mundos literários :)

    Guarda a cotovia para uma leitura conjunta!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou sozinha ;D
      Olha, boa ideia! hehe

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Tenho tantos livros que gostava de reler. Este ano tinha pensado voltar a Juliet Marillier e aos Maias mas ainda não foi desta.
    Há tantos mas tantos anos que não releio as Brumas de Avalon! *Suspiro*
    Mas tenho muitos mais que gostava de voltar a pegar.
    Pode ser que em 2017 consiga gerir melhor as leituras para conseguir reler alguns livros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Que bom ver que não estou sozinha. Às vezes penso se não serei egoísta por querer voltar a aler algo, quando ainda tenho tanto por ler na estante, mas é bom perceber que é uma vontade geral hehe.
      Espero que sim xD beijinhos e boas leituras!

      Eliminar