quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Divulgação | Novidades da Editorial Bizâncio para Setembro


Título: A Retirada - A Primeira Derrota de Hitler 
Autor: Michael Jones
Código de Barras: 9 789 725 305 751
Págs.: 368+16 de extratexto (fotos)
Preço de tabela (sem IVA): Euros 16,98
Formato: 15,5cm x 23,5cm
Encadernação: Capa Mole cm Badanas

Sobre o livro:
A batalha de Moscovo foi um inferno na terra, terrível e sangrenta para invasores e defensores. Michael Jones reuniu, uma vez mais, testemunhos de veteranos para nos trazer este quadro realista e impressionante. A Retirada é a história intensa e realista sobre o princípio do fim da Segunda Guerra Mundial, quando os exércitos de Hitler – em confrontos selvagens durante o inverno – sofreram a sua primeira derrota na Frente Oriental. Num dos momentos mais dramáticos da crise na Frente Oriental, em 1941, com as tropas de Hitler concentradas na periferia de Moscovo, o milagre aconteceu: Moscovo foi salva. No entanto, esta libertação foi seguida de uma retirada prolongada, durante a qual as forças russas obrigaram a recuar um exército alemão que sempre combateu ferozmente. Milhões de soldados e civis morreram nesta luta desesperada. Michael Jones, autor de O Cerco de Leninegrado e Guerra Total, explora um manancial de novos testemunhos presenciais de ambos os lados do conflito – o soldado alemão que encontra os seus camaradas congelados em blocos de gelo, o tenente russo que chora de raiva devido à destruição desnecessária da sua unidade – para destacar os custos humanos da primeira derrota de Hitler, naquele que foi o ponto de viragem crucial da II Guerra Mundial [1939-45]. Esta batalha custou aos russos 27milhões de mortos, entre militares e civis. 

Sobre o autor:
Michael Jones 
Doutorado em história pela Universidade de Bristol, foi professor nas Universidades de South West England, Glasgow e Winchester College. Membro da Royal Historical Society e da Comissão Britânica de História Militar, é especialista na II Guerra Mundial e autor de vários livros, que baseia em poderosos depoimentos de testemunhas oculares, e nos quais dá especial relevo à história humana por trás das batalhas e campanhas. Dedica-se actualmente à escrita e é consultor histórico para os media e apresentador. Além de O Cerco de Leninegrado e Guerra Total – De Estalinegrado a Berlim, já publicados pela Bizâncio, escreveu livros sobre as batalhas de Bosworth e Agincourt. Nos últimos anos tem guiado visitas a campos de batalha da Frente Oriental.




Título: O Regresso da Princesa Europa 
Autor: Rob Riemen 
Código de Barras: 9 789 725 305 799
Págs.: 112
Preço de tabela (sem IVA): Euros 7,55
Formato: 14cm x 21cm
Encadernação: Capa Mole cm Badanas

Sobre o livro: 
Para nos ajudar a enfrentar os múltiplos tumultos que a Europa hoje enfrenta, O Regresso da Princesa Europa, de Rob Riemen, pode ler-se como uma canção de Orfeu, plena de esperança, auto-reflexão, sabedoria e confiança. 
A União Europeia não é a Europa. É uma união económica, uma burocracia perdida nos seus valores capitalistas, assombrada pelos fantasmas do seu passado de destruição e que abandonou o espírito europeu. A xenofobia, a política do medo e os nacionalismos estão por toda a parte. Ao conservadorismo interessa unicamente preservar o que é antigo, o que existe, em lugar de acolher com abertura as mudanças que o tempo introduz. Nesta obra, o autor procura fazer renascer a memória da Princesa Europa, criadora de um ideal de civilização magnífico e profundamente humanista, enaltecido por filósofos e poetas e tornado realidade pelos corajosos e decisivos actos de todos os que lutaram por um mundo de verdade e justiça, contra a tirania do poder, da riqueza e da estupidez. Depois de limpar as lágrimas choradas por tantos crimes cometidos em seu nome, a Europa assumirá de novo a batalha para que se torne realidade o seu sonho - uma civilização em que cada ser humano possa ser capaz de viver com dignidade e sentir orgulho em dizer: «Eu sou europeu!»

Sobre o autor:
Ensaísta e filósofo, é fundador e director do Instituto Nexus, um centro internacional sedeado na Holanda, dedicado à reflexão intelectual e à inspiração do debate cultural e filosófico ocidental.




Título: A Istambul do Sultão por Cinco Kurus por Dia   
Autor: Charles Fitzroy 
Código de Barras: 9 789 725 305785 
Págs.: 176
Preço de tabela (sem IVA): Euros 14.15
Formato: 14cm x 21cm
Encadernação: Capa Dura
 
Sobre o livro: 
Istambul é uma cidade de segredos. Viaje no tempo até à época do Grand Tour, quando Istambul era um dos destinos preferidos dos viajantes intrépidos e conheça o mundo exótico da Istambul otomana de 1750!  O cenário deste livro é Istambul em 1750, à época do sultão Mahmud I. Embora algumas citações de viajantes que fizeram o Grand Tour sejam um pouco mais tardias, tentei tornar tudo consistente com essa data. Estou particularmente grato a Philip Mansel, Norman Stone e Alexander de Groot pelos seus conselhos, a Ben Plumridge pelo seu excelente trabalho de edição, e à Thames & Hudson pelo seu apoio. Dedico este livro aos meus filhos Nico e George, que fizeram os possíveis por continuar a dormir depois do apelo matinal à prece e se esforçaram, debalde, por suplantar a algazarra dos pregoeiros do Grande Bazar - Nota do Autor
Saiba como aceder ao protegidíssimo Palácio Topkapi e descubra a verdade por trás de todos os boatos acerca dos encantos das concubinas do harém do sultão. Descubra como regatear com os hábeis vendedores nos bazares, que emoções o aguardam num banho turco e os estranhos rituais dos dervixes rodopiantes. Não conseguirá conter o espanto perante os sumptuosos palácios e sublimes mesquitas dos Otomanos, e as grandes obras artísticas e arquitectónicas dos Bizantinos que os antecederam, nomeadamente a majestosa Basílica de Santa Sofia.

Sobre o autor:
Charles FitzRoy 
Autor de Renaissance Florence on Five Florians a Day, bem como de inúmeros livros sobre história e viagens, incluindo Italy: A Grand Tour for the Modern Traveller e Italy Revealed. Gere a agência Fine Art Travel, que organiza viagens por toda a Europa, incluindo Istambul.


Mais informações

Sem comentários:

Enviar um comentário