sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Pessoas que um leitor não compreende #6

Quem não lê porque tem muitas páginas à vista

Se por um lado compreendo algumas pessoas, por outro provocam-me aquela comichãozinha que nós sabemos. Eu percebo que entre ler um "calhamaço" e um romance de 200 páginas se dê preferência ao último. É que decidir enveredar por um livro enorme pode não ser a melhor opção - quem nunca se sentiu farto das mesma personagens ao fim de 300 páginas e estremeceu só de pensar que ainda tinha um caminho de mais 300? Mete algum medo.
Por isso, não condeno se um "tijolo" vos aterroriza, ou se alguém prefere escolher livros pequeninos. O que importa é que se escondam por entre as páginas por uns bons minutos, certo? Que leiam.
Por isso, fazem-me alguma dor de barriga aquelas pessoas que se arrepiam à vista de livros porque depois "têm muito que ler". Ora, minha gente, nos tempos em que estudava arrepiava-me quando tinha que ler para alguma "unidade curricular". É que eram linhas e linhas com conceitos teóricos que convinha reconhecer. Há que ler com atenção e é uma tarefa cansativa. Antes fosse ficção, porque nem reparo nas páginas que estou a passar, ou na quantidade de palavras lidas porque a grande piada de se ler é "vivermos" por uns momentos naquele "mundinho", certo? É isso que me apaixona na leitura, por muito que também goste de ir parando e pensando. Páginas? Quais páginas? Interessa-me é perceber que história se desenrola ali, ou que ideias estão por ali escondidas. Dispenso perceber quantas páginas avanço ou quanto tempo demoro a acabar um livro. No caso das leituras para parcerias e apoios ao blogue, dedico apenas mais do tempo disponível ao romance em questão.


Então e quando essas mesmas pessoas nos perguntam porque não saltamos logo para os últimos capítulos? (suspiro). Na mesma linha de pensamento, porque não vermos o fim do filme? Ou a última gala do reality show - nada de ficar horas seguidas a ver o canal que lhe é dedicado, onde podem espreitar a malta a lavar pratos e a trocar opiniões sobre, o que quer que seja que essa gente aprecie. Ou melhor, vejamos só o resultado do jogo. Ou vamos é já assinar o divórcio no dia do casamento... Para quê perder tempo, não é?

E vocês, leitores, já se depararam com esta situação? Contem-me as vossas histórias.
E entretanto, boas leituras - com muitas ou poucos páginas.
 

6 comentários:

  1. Ahahah Olá Su, fizeste-me rir. :p
    Por acaso nunca me aconteceu perguntarem-me isso (por que não saltar para o fim), mas é completamente descabido. :p Não tem lógica.
    A mim fartam-se de me perguntar é como consigo escrever livros com tantas páginas :p
    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Nuno,

      Obrigada :D hehe é mesmo de quem não gosta de ler... O que se lhes pode fazer?
      Ahahah vai um pouco na mesma linha - ainda para mais com o género onde o teu trabalho se insere convém termos muitas páginas para lermos informação sobre o universo criado.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Excelente texto =)
    Eu até gosto de calhamaços mas de vez em quando intimidam-me um pouquinho. E é sempre aquela sensação de "e se com este tamanho e depois é uma grande seca/ou não gosto". Mas acho que também faz parte.
    Por acaso nunca me perguntaram se não saltava logo para o final mas eu confesso, quando está a ser uma verdadeira seca, e quero terminar, porque sempre é menos um por ler, salto umas quantas linhas =P
    Ahhh e a minha mãe espreita sempre o final dos livros, mas depois começa do início a ler. Mas pronto, estamos a falar da pessoa que gosta de ser spoilada. Até no filmes. Se estamos a ver algum que eu já saiba a história, ela pede-me para lhe contar como é que acaba. Vá-se lá entender...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Obrigada :D ahahah, obrigada pelo teu testemunho. Por acaso tento ler tudo, mas já dei por mim a ler na diagonal alguma parte mais chatinha hehe
      Que engraçado! Para mim também é estranho, gosto tanto de ser surpreendida ao longo da história. Cada leitor com a sua mania :p

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. A mim nunca me aconteceu. Também raramente leio perto de alguém conhecido. E aqui em Cascais quase toda a gente que passa por mim é desconhecida. Mas não faz mesmo qualquer sentido ler os últimos capitulos apenas. Porque realmente o que me interessa na leitura é o seu desenvolvimento, porque na maior parte das vezes já sabemos qual é o fim da história.

    Adorei a parte do: "divorciar antes de casar" :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Di,
      Pois, aí é diferente. É daqueles casos em que a sensação de "anonimato" é boa hehe sim, e a experiência de lermos certo livro. Ahahah, obrigada ;D

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar