terça-feira, 20 de setembro de 2016

"O Exército Perdido", Paul Sussman

Este livro encerra uma aventura repleta de acção. Tara Mullray é filha de um prestigiado egiptólogo com quem espera melhorar a relação. Parte para o Egipto planeando passar férias, mas descobre o pai morto. Entretanto, o inspector de polícia Yusuf Khalifa acredita que as mortes de dois negociantes de antiguidades no mercado negro estão ligadas. Acompanhamos a investigação de Khalifa e a fuga de Tara, que se vê perseguida às ordene da Embaixada Britânica e pelos homens de Sayf al-Tah'r, um fundamentalista islâmico disposto a tudo para repor a sharia.
Gostei imenso de ler "O Exército Perdido". Tem um enredo sólido, que se rege à volta da lenda do desaparecimento do exército de Cambises II, o corpo armado pelo imperador persa para atacar o povo amonita que se diz ter sido soterrado por uma tempestade de areia. Além disso, os capítulos são pequenos e como são dedicados a diferentes pontos de vista (P.O.V.) a leitura torna-se rápida. Senti-me impelida a ler e nas últimas páginas fiquei agarrada. Ainda para mais, há pormenores descritos que convém reter para sermos surpreendidos. O autor não coloca demasiada informação no livro, bem pelo contrário. O que é referido é-o por uma razão, e acho isso fascinante.
Sobre as personagens, preferia que algumas fossem mais aprofundadas, mas servem o seu papel e fiquei muito agradada com Khalifa, que valoriza a família, mas também o seu sentido de justiça, pelo que não teme as consequências para fazer o que acha ser o necessário. Ele é, também, um apaixonado por História, que ainda estudou, o que adiciona mais interesse à personagem. 

"O Exército Perdido" conseguiu mostrar-se um excelente entretenimento. Sou suspeita, por ter um gostinho especial pela Antiguidade e no início da adolescência ter adorado romances e filmes de aventura, pelo que foi um tanto nostálgico ler sobre perseguições no deserto e possíveis descobertas arqueológicas. Já há algum tempo que tenho vontade de voltar a ler thrillers deste género e "O Exército Perdido" relançou-me para esse espírito.
Recomendo a quem goste de thrillers com um toque de História e um bom mistério. Sentem-se confortavelmente, mantenham água por perto e aproveitem a viagem.

Sinopse

Já leram este livro? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

Nota: O meu exemplar foi cedido pela Bertrand Editora para opinião, a quem mais uma vez agradeço.

8 comentários:

  1. Não conhecia e também gosto bastante de história. Obrigada pela opinião, mais um para a lista :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Su,
    Não conhecia mas parece-me muito interessante.
    Obrigada por teres divulgado =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,

      De nada :D é um "page turner", acho que ias gostar para relaxar.
      beijnhos

      Eliminar
  3. Parece realmente interessante. Mas os livros de aventura raramente me entusiasmam... :s beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fixe, mas é preciso gostares do género ou estares disposta a lê-lo. Eu já tinha saudades e soube-me bem ler algo rápido :D

      beijinhos

      Eliminar
  4. Viva,

    Gosto deste tipo de livros, fica desde já registada a recomendação :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações, Fiacha,

      Acho que ias gostar :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar