quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

"A Casa de Gaian", Anne Bishop

E eis que li o livro final da trilogia de "Os Pilares do Mundo"! Se por um lado estou orgulhosa de finalmente ter lido uma trilogia completa da autora, por outro sinto-me triste. Não vou voltar àquele mundo, nem àquelas personagens como Ashk e Morag (ohh, Morag!) que vão deixar saudades...

De qualquer forma, para um último livro de trilogia, este "A Casa de Gaian" foi excelente. São apresentadas mais personagens novas, como Selena e Rhyan, que finalmente levantam o véu sobre os poderes da Casa de Gaian e a origem dos povos. Ao mesmo tempo, foi difícil deixar de manter o coração nas mãos: o Inquisidor-Mor pode ter um novo truque na manga, e Lucian e Diana revelam o que de pior os Fae podem ter. Ainda para mais, o Dom da Senhora da Lua vai ser desafiado; Ashk vai mostrar do que o Caçador é capaz e a Ceifeira está mais focada na batalha do nunca.
Foi um volume cheio de acção, mesmo que permeado por cenas domésticas ternurentas com o seu quê de comic relief, e seguir as personagens até aos últimos confrontos foi trepidante.
Adorei o enredo - ainda para mais com a técnica de foreshadowing aplicada pela autora, que consegue criar tensão, já que percebemos certos pormenores antes das próprias personagens - e adorei a explicação sobre as origens dos povos, que nos mostra o quão errados todos estavam no início. 
E, mais uma vez, adorei os temas que continuam a ser tratados nestes livros, ou seja, o ódio e o fanatismo, contrapostos pela bondade e pela tolerância.


Sou suspeita, mas recomendo a leitura da trilogia.

Sinopse

Já leram? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

Leituras relacionadas:

4 comentários:

  1. Olá Su,
    Não leio este género de livros, mas já ouvi falar bem deles.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Obrigada! Este é daqueles que até podemos extrapolar da fantasia pelos temas que aborda, que é algo que adoro :D
      bejinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Já li a trilogia há uns anitos e gostei muito mas sou suspeita pois gosto muito de Anne Bishop.
    Já leste As Jóias Negras e Ephemera? São série smuito boas =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Estou a ficar fã também :D ainda só li o primeiro volume de cada uma dessas que referiste, mas já percebi que para julgar há q ler cada série completa hehen quero depois adquiri-las e empenhar-me em lê-las de uma ponta à outra xD
      Vou ficar com saudades do estilo da autora...

      bejinnhos

      Eliminar