sexta-feira, 17 de março de 2017

"A Prisão do Silêncio", Torey Hayden

Por norma, mantenho-me afastada deste tipo de leitura, mas acontece que este livro foi uma oferta muito, muito especial. Foi ficando pela estante, à espera de uma época em que tivesse um pouco mais de estômago, o que entretanto chegou.

"A Prisão do Silêncio", tal como os restantes livros da autora, é baseado num caso verídico, desta vez no de Kevin, um rapaz que foi acompanhado profissionalmente por Torey Hayden. Aos 15 anos, Kevin era um mudo voluntário, cheio de fobias que iam desde a água às argolas em espiral dos cadernos, e que se "enjaulava" debaixo das mesas da instituição onde vivia. No processo pouco, ou nada se sabia sobre o passado dele, apenas que fora entregue à tutela do Estado pela própria mãe.
O rapaz acaba por confiar em Torey e a partir daí percebe-se as dificuldades da terapeuta na profissão, e as causas daquele comportamento. E não são bonitas, como se espera.
É um livro duro, e a certo momento cheguei a sentir-me mal pela minha curiosidade um tanto "mórbida" sobre o passado de Kevin. Ao início, pareceu-me até um pouco degradante a forma como a história pode ser relatada para o público, mas no final percebi que também foi uma forma de a autora expor a injustiça que envolveu este caso - e que se pode repetir tão facilmente. Como se diz a certo ponto, as leis existem, mas nem sempre são bem aplicadas.
Acabei por gostar de ler o livro e da sinceridade da autora, que não adocicou certas cenas, mas foi uma experiência dura e revoltante. Tanto é um monstro um agressor, como aquele que testemunha e consente, certo? Sei que há neste mundo quem não veja os próprios filhos como pessoas, mas é sempre triste ser lembrada disto.
Por outro lado, foi também difícil perceber como se sente alguém que, no fundo, está sozinho no mundo, e que tem noção de que não é um rapaz dito "normal", ou que, pelo menos, não teve a sorte de ter uma infância com um ambiente "normal". Kevin conseguiu comover-me... 

Não foi uma leitura que me arrancasse "uma" lágrima - foi mesmo choro. 
Posto isto, fiquei com uma ideia mais respeitosa sobre os livros da autora e se por acaso tiver a oportunidade de ler outro dela, decerto que aceito.


Sinopse

E vocês, já conhecem o livro? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

Nota: Quem já leu o livro dê uma espreitadela sobre a actualidade de Kevin. Adorei saber em que ponto está hoje.

 

6 comentários:

  1. Oie,

    Bem este livro pode ser duro mas deve valer muito a pena ler e tambem me comovo com facilidade, falo ideia...fica registado a ver se consigo ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,

      Recomendo-to, então. Quem sabe um dia não tenhas oportunidade e também te toque :D

      bejinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Tenho dois livros na estante desta autora, mas ainda não li. Tenho muita curiosidade. Em breve vou ler de certeza.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Depois fico à espera da tua opinião :D talvez acabes por gostar.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Nunca li nada da autora e pela tua opinião percebi que é daqueles livros que nos deixa completamente arrasadas. Talvez experimente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,

      Um dia dá-lhe uma oportunidade. Pelo menos, sabemos que o que ela relata tem um fundo verdadeiro, mas é duro...

      bejinhos e boas leituras

      Eliminar