terça-feira, 7 de março de 2017

"O Segredo da Casa de Riverton", Kate Morton

Acho que já posso afirmar que sou fã de Kate Morton. Se "O Jardim dos Segredos" me tinha apaixonado, "O Segredo da Casa de Riverton" veio demarcar o meu interesse pela autora. Conseguiu envolver-me, primeiro pela seu estilo de escrita, e depois pela forma como desvenda o mistério a pouco e pouco e agarra o leitor. Mas já lá vamos.

Neste "O Segredo da Casa de Riverton" a narradora é Grace, que nos últimos anos da sua vida recorda os acontecimentos que levam Ursula a realizar um filme sobre uma tragédia ocorrida nos anos 20. Um poeta promissor suicidou-se numa festa na propriedade de Riverton, e as "únicas" testemunhas foram duas irmãs, Hannah e Emmeline Hartford. Grace, na altura uma das criadas da mansão, é a única que sabe o que realmente aconteceu e, de alguma forma, viveu a tentar esquecer o acontecimento, perturbada pelo sentimento de culpa que assola desde essa noite.
Portanto, somos guiados pela voz de Grace e, enquanto conhecemos o seu dia-a-dia como criada jovem na mansão e as relações com os restantes colegas, é também através dos olhos dela que se revelam as vidas dos Hartford, principalmente dos mais novos. Os irmãos David, Hannah e Emmeline, são três adolescentes despreocupados que tanto se interessam pelo "Jogo", a sua brincadeira de "faz-de-conta", mas que perdem a inocência com a chegada da I Guerra Mundial, que desfaz o "triângulo". 
Para mim, este foi um romance sobre a dor da entrada na vida adulta, e o derrubar das ilusões. As personagens vivem num mundo que muda de um instante para o outro, onde as tradições e a diferença de classes, algo tão marcado antes da guerra, se alteram e culminam na loucura dos anos 20, onde o excesso era um estilo de vida - para alguns. Para outros, como uma das irmãs viveu, a importância do papel de uma esposa continuava bem rígido na sociedade, ao ponto de se tornar claustrofóbico. Ao contrário de quem conseguia ter liberdade com o casamento, ou de quem conseguia ter o seu nicho no mercado de trabalho, outras havia que serviam para manter a reputação de um marido... E nem falemos das "feridas" psicológicas da Grande Guerra.

Esta conjugação de temas tratados só - "só"! - veio a apaixonar-me ainda mais pelo livro. Adorei-o. Adorei o estilo de escrita, que se torna tão envolvente pela voz de Grace e pela constante mudança entre o presente e as recordações vívidas do passado; e adorei a sensação de mistério que permanece ao longo da história. É um livro sobre segredos, e apesar de um deles até ser bastante perceptível para o leitor, quando pensamos que já descobrimos parte do que queríamos saber, eis que outra revelação pode ser feita, mesmo que a um nível subjacente. 
E mais não digo, que já sou suspeita, porque tanto gosto deste género de "mistérios de época". Leiam-no, que é um livro sobre uma história destinada à tragédia, com um ambiente entre o romance de "suspense" e o gótico, e que, só cá para nós, a certo ponto tanto pode agradar aos fãs de "Downton Abbey" como aos de "The Great Gatsby".

Sinopse

Já o leram? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Olá!
    Concordo plenamente! Amei este livro, que me fez ser ainda mais fã de Kate Morton!
    Excelente opinião!
    Beijinhos e leituras saborosas como esta!
    Ana Lopes de "O sabor dos meus livros" http://osabordosmeuslivros.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana,
      Sê bem-vinda a este cantinho :D muito obrigada! É excelente, conseguiu envolver-me como há uns meses não me sentia.
      Tenho de ir espreitar o teu blog.

      bejinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Ainda só li um livro da autora e adorei!!! Este já está na minha lista faz tempo.
    Deste ano não passa!
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Tens de o ler o quanto antes :D é muito bom!

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Este foi o primeiro livro que li da autora e adorei!
    Sou fã da autora e só me falta mesmo o livro mais recente - O Último Adeus!
    O meu preferido é O Jardim dos Segredos, mas este vem logo a seguir =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Ohhh, estou a ver que é uma autora a apostar ;D cada vez mais gosto deste tipo de livro. tb adorei "O jardim dos Segredos" :D ainda só tenho na estante mais um por ler, o "As Horas Distantes" Tenho de ver se encontro a tua opinião, então :D

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar