terça-feira, 14 de março de 2017

Divulgação | Novidades Temas e Debates já disponíveis

Género: Divulgação científica
Formato: 15 x 23,5 cm
Encadernação: capa mole
N.o de páginas: 360
PVP: 19,90€
Em livraria: 10 março 2017

Os dotes literários e o rigor científico de Ed Yong transformam, perante os nossos olhos, o invisível e minúsculo em visível e imponente. Divulgação científica de grande qualidade, acessível ao público em geral.

No nosso corpo pululam dezenas de triliões de micróbios. É todo um mundo, uma colónia plena de vida. Por outras palavras, nós contemos multidões de organismos! Estes companheiros microscópicos esculpem os nossos órgãos, protegem-nos das doenças, orientam o nosso comportamento e bombardeiam-nos com os seus genes. E neles reside também a chave para compreender a vida na Terra. Neste livro, Ed Yong convida-nos a ver o organismo humano e o dos outros animais a uma nova luz: menos como indivíduos e mais como ecossistemas florescentes. Ficamos a conhecer a ciência invisível dos corais que constroem os recifes imponentes e das lulas que criam espetáculos luminosos. Percebemos como as bactérias alteram a reação aos medicamentos oncológicos, afinam o sistema imunitário, influenciam a evolução e modificam até a constituição genética. E ficamos a conhecer os cientistas que manipulam estes parceiros microscópicos em nosso proveito.

«Yong descreve as alianças complexas forjadas pelos micróbios com todos os outros organismos do planeta. Não se limita a contar a história dos microbiomas, pois também apresenta numerosos cientistas que trabalham nesta área. As suas histórias e conversas transmitem o entusiasmo próprio de quem se empenha em revelar segredos.» | Science

«Um livro imensamente valorizado pelas entrevistas a reputados cientistas, cujo trabalho nos é apresentado de forma acessível e convincente.» | Publishers Weekly

Ed Yong, divulgador científico premiado, colabora com The Atlantic. Autor de um blogue, Not Exactly Rocket Science, na página web da National Geographic, publica na Wired, The New York Times, Nature, BBC, New Scientist, Scientific American, The Guardian e The Times.


Género: Pedagogia
Formato: 15 x 23,5 cm
Encadernação: capa mole
N.o de páginas: 304
PVP: 18,80€
Em livraria: 10 março 2017

O que a nova ciência do desenvolvimento infantil nos diz sobre a relação entre pais e filhos.

Cuidar dos nossos filhos é parte daquilo que nos torna humanos. Porém, aquilo a que chamamos parentalidade é uma invenção recente. Nos últimos trinta anos, o conceito de parentalidade e a indústria multimilionária que o rodeia transformaram os cuidados infantis numa atividade obsessiva, controladora e com metas, que pretende criar uma determinado tipo de criança e, por conseguinte, um determinado tipo de adulto. Neste livro, a psicóloga Alison Gopnik argumenta que a imagem habitual de pais e filhos no século XXI é profundamente errada – não só se baseia numa pseudociência, mas também é má para as crianças e para os adultos. A parentalidade não faz as crianças aprender – em vez disso, os progenitores empenhados deixam que as crianças aprendam, rodeando-as de um ambiente seguro e carinhoso.
Baseando-se no estudo da evolução humana e na sua própria investigação científica da aprendizagem, a autora, uma das maiores especialistas mundiais em psicologia infantil, mostra que, embora os cuidados infantis sejam muitíssimo importantes, o seu objetivo não deve ser formatar as crianças segundo determinadopadrões.

«Que alívio encontrar um livro que é contra a prática dos pais helicóptero, tão comum atualmente... Não apenas descarta o mito de que existe um só modelo correto para uma boa parentalidade, mas também sustenta as suas propostas com exemplos reais e resultados da sua investigação. Inspirador para todos os pais, pode levá-los a repensar as suas estratégias educativas.» | Publishers Weekly

«Uma abordagem que se destina a ajudar as crianças a encontrar um caminho próprio. Descreve uma grande variedade de experiências que mostram que as crianças aprendem menos por meio do ensino consciente e deliberado do que pela observação, audição e imitação.» | Nature

Alison Gopnik, professora de Psicologia e professora associada de Filosofia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, é uma das maiores especialistas mundiais no estudo da aprendizagem e do desenvolvimento infantil, tendo sido a primeira a defender que as mentes das crianças nos podem ajudar a compreender questões filosóficas profundas. É uma das criadoras da teoria da mente, que esclarece como as crianças compreendem as mentes dos outros. 
Escreveu Words, thoughts and theories, The Scientist in the Crib e O Bebé Filósofo.


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