sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Divulgação | "Boas Esposas", Louisa May Alcott


Boas Esposas 
Louisa May Alcott
15x23
296 páginas
13,90 €
Ficção/Literatura Estrangeira
Nas livrarias a 19 de Outubro 
Guerra e Paz Editores

A Guerra e Paz Editores não gosta de deixar histórias a meio. Depois de Mulherzinhas, o grande clássico da literatura de Louisa May Alcott, que publicámos no mês passado, chega agora às livrarias, a 19 de Outubro, a obra Boas Esposas, há muito esquecida por entre as prateleiras nacionais.

Em Boas Esposas, Louisa May Alcott prossegue a história da família March, iniciada em Mulherzinhas (Little Women). A autora avança três anos no tempo, até à altura dos preparativos do casamento de Meg, desvendando as aventuras e provações das quatro irmãs – Meg, Jo, Beth e Amy – na difícil passagem para a idade adulta.
Louisa May Alcott escreveu Boas Esposas pouco depois de Mulherzinhas. A obra foi editada em 1869, sob o título Little Women, Part Second. No Reino Unido, os editores preferiram a designação Good Wives, que nós adoptamos.
Boas Esposas é a segunda metade da laranja para Mulherzinhas, de tal forma que, nos EUA, os dois volumes são habitualmente publicados em conjunto, desde 1880. Por cá, não se conhece uma edição de Boas Esposas há quase três décadas.

SINOPSE 
Finda a Guerra Civil Americana, a família March prepara o casamento de Meg. Passaram três anos desde que se fechou a cortina sobre Mulherzinhas, as irmãs Meg, Jo, Beth e Amy estão mais crescidas e o pai regressou a casa, tornando-se pastor numa paróquia. As irmãs March enfrentam agora a vida adulta, trilham os seus próprios caminhos, longe da casa dos pais, e lutam pelos seus sonhos, numa viagem de autodescoberta. 
Em Boas Esposas, acompanhamos os bons e maus momentos desta etapa de crescimento, os problemas, as provações, as aprendizagens. Meg lida com os desafios da vida de casada, Jo procura vingar como escritora, Beth luta contra a doença, Amy viaja. 
A presente edição deste grande clássico da literatura inclui as ilustrações originais, de 1869, uma cronologia biobibliográfica da autora, uma caracterização das personagens, excertos do diário de Louisa May Alcott e uma carta ao seu editor, a propósito da edição de Boas Esposas.

TRADUÇÃO ·Rita Carvalho e Guerra

BIOGRAFIA DA AUTORA
Louisa May Alcott. Nasceu a 29 de Novembro de 1832, na Pensilvânia, Estados Unidos da América. Começou a vender histórias com o objectivo de ajudar a família financeiramente, tendo publicado o primeiro livro, Flower Fables, em 1854. Trabalhou como enfermeira durante a Guerra Civil Americana, experiência que serviu de base à obra Hospital Sketches (1863). O seu livro mais conhecido, Little Women / Mulherzinhas, foi escrito por encomenda da editora Roberts Brothers, que lhe pediu «uma história para raparigas», em 1868. Baseou-se nos Alcott para dar vida aos March, a família que compõe o núcleo central da obra. Face ao êxito imediato, escreveu um segundo volume no ano seguinte: Little Women, Part Second / Boas Esposas. A história da família March prosseguiu ainda nas obras Little Men (1871) e Jo’s Boys (1886).
A escritora faleceu a 6 de Março de 1888, dois dias depois do pai. Para além dos livros para crianças e adultos, ficou conhecida como abolicionista e defensora dos direitos das mulheres.

Mais informações


Sem comentários:

Enviar um comentário