quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Divulgação | Novidades Guerra e Paz disponíveis a 2 de Novembro

Os Filhos dos Nazis
Tania Crasnianski
15x23
242 páginas
16,00 €
Não Ficção/História
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz Editores
 
Às quartas-feiras à tarde, o seu pai levava-a por vezes com ele durante as inspecções, nomeadamente a Dachau, o primeiro campo de concentração da Alemanha, aberto em Março de 1933, que ele concebeu e que se encontrava a alguns quilómetros de Munique. «Aqueles com um triângulo vermelho são prisioneiros. Os dos triângulos negros são criminosos», explicava-lhe. Para a menina, eles tinham todos ar de prisioneiros: malvestidos e mal barbeados. Ela tem doze anos durante esta visita macabra. Os Filhos dos Nazis, de Tania Crasnianski, com tradução de Nuno Costa Santos e Rui Lopo, é o livro que nos revela a realidade de quem cresceu do lado do inimigo.   
Até 1945, os pais destas crianças eram heróis. Depois da derrota alemã, o mundo passou a chamar-lhes carrascos e os seus apelidos passaram a ser sinónimos do terror nazi. Estas crianças alemãs passaram a II Guerra Mundial no meio do luxo, acarinhados por pais afectuosos, que ao fim do dia regressavam a casa após uma jornada de morte. Para eles, o fim do III Reich foi um desastre. Inocentes, tiveram de lidar com os crimes perpetrados pelos pais: uns condenaram-nos, outros continuaram a reverenciá-los. Crianças assombradas por uma herança que não puderam repudiar. Que ligações mantiveram com os seus pais? Como se vive com um nome diabolizado pela História e pela Humanidade? Sentir-se-ão responsáveis pelas atrocidades nazis? Setenta anos depois, quando a memória se começa a perder, Os Filhos dos Nazis, de Tania Crasnianski, é um documento perturbador, um documento apaixonante, um documento essencial.
 
BIOGRAFIA DA AUTORA
Tania Crasnianski. Foi advogada penalista em Paris. Hoje, vive entre a Alemanha, Londres e Nova Iorque. Os Filhos dos Nazis é o seu primeiro livro. De origem russa, francesa e alemã, o seu avô materno foi oficial da Força Aérea Alemã no tempo do nazismo. Sempre se recusou a falar sobre esse período negro. Foi uma das razões para a autora escrever este livro, e assim procurar compreender as implicações presentes deste passado negro.
 
 
 Indecoroso
Therese Oneill
15x23
328 páginas
18,80 €
Não Ficção/História
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz Editores
 
Não vale a pena negar. Por menos romântica que se seja, não há mulher que não tenha, por instantes que fosse, imaginado como seria maravilhoso viver numa época glamorosa como a retratada em romances da Jane Auster ou Emily Brontë. Culpa dos livros e, posteriormente, do cinema, o século XIX reveste-se de uma aura principesca e galante que não nos deixa indiferentes. Não se deixem enganar. Therese Oneill estreia-se na publicação de livros para acabar com todos os sonhos mais idílicos que possam existir em relação à vida glamorosa das mulheres em 1800 e troca o passo. Indecoroso – O Guia da Dama Vitoriana para o Sexo, Casamento e Conduta é um livro que chega para arrasar, divertir e fazer-nos sentir bem por vivermos no século XXI. Acaba de ser lançado nos Estados Unidos e chega a 2 de Novembro às livrarias nacionais, pela mão da Guerra e Paz.
Esqueçamos o glamour. A viagem que a autora propõe a todas as mulheres sonhadoras começa na casa-de-banho, que é como quem diz, começa por um relato-choque sobre a realidade mais mundana do dia-a-dia de qualquer ser humano no fétido século XIX. Sim, ainda não existiam esgotos. E as cuecas também não eram necessárias. Acha a conversa inapropriada? Nem sabe o que ainda por aí vem. Período menstrual, histeria, noites de núpcias e até os fantásticos vestidos que deslumbram os salões de baile. Na verdade, o mito também se criou porque os livros e o cinema ainda não conseguem reproduzir o cheiro. Enfim, Indecoroso é um belíssimo livro que nos transporta a uma realidade não tão longínqua assim, com imensa frescura e uma pitada de ironia muito actual.
Ilustrado com mais de 200 imagens de publicações vitorianas, esta é uma obra inteligente que espreita pelo buraco da fechadura, através do qual se vêem donzelas trituradas por espartilhos, espigas de milho para limpar as vergonhas, púdicas e quietas virgens na noite de núpcias. Indecoroso é um livro com valor histórico, mas contado com uma prosa viva e muito divertida. Um visão feminina actual de uma época moralista e repressiva nos costumes à superfície, mas com uma vida surpreendente por baixo dos lençóis.

BIOGRAFIA DA AUTORA
Therese Oneill. Vive no Oregão, nos EUA, numa pequena cidade que está na moda, entre muitos amigos e uma adega. Casou-se há mais de uma década e tem dois filhos. Embora viva um casamento feliz, as refeições são feitas em frente da televisão, o que não é motivo de orgulho, diz a autora. Escreve textos de humor e artigos sobre História em diversas publicações, como Mental Floss, The Week, The Atlantic e Jezebel, entre outras. Indecoroso é o seu primeiro livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário