segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Divulgação | "Angola Amordaçada: A Imprensa ao Serviço do Autoritarismo", Domingos da Cruz

Angola Amordaçada:
A imprensa ao serviço do autoritarismo
Domingos da Cruz
15x23
160 páginas
15,50 €
Não Ficção/Jornalismo
Nas livrarias a 19 de Outubro
Guerra e Paz Editores
 
A Guerra e Paz editores publica este mês o livro Angola Amordaçada, da autoria do activista angolano Domingos da Cruz, que vem a Portugal para a sessão de lançamento da obra, no dia 20 de Outubro.

Domingos da Cruz é um jornalista e académico angolano, envolvido em acções de defesa dos direitos humanos e de reflexão sobre a situação social e política de Angola. Foi uma dessas acções, numa reflexão em que participaram outros 16 activistas à volta de um texto de Domingos da Cruz, com o título Ferramentas para destruir o ditador e evitar nova ditadura – Filosofia Política da Libertação para Angola, que levou as autoridades angolanas a prendê-lo e a condená-lo, juntamente com os outros activistas, acusando-os de rebelião e de tentativa de golpe de Estado.
O julgamento e a prisão geraram protestos em todo o mundo. A pena de Domingos da Cruz, condenado a 8 anos e 6 meses de prisão, foi a mais severa, tendo a prisão do luso-angolano Luaty Beirão sido a mais mediatizada em Portugal.
Domingos da Cruz, que foi considerado o líder do grupo pelo Ministério Público angolano, publica agora Angola Amordaçada – A imprensa ao serviço do autoritarismo
O livro é uma reflexão centrada na imprensa angolana, sendo simultaneamente uma reflexão sobre os fundamentos da liberdade de expressão e de imprensa e um inventário, com abundante informação quantitativa, sobre o esmagador domínio e controlo dos órgãos de informação pública, televisão, rádio e jornais, pelo Governo angolano e pelo partido no poder, o MPLA. Os capítulos mais chocantes do livro relatam casos individuais de perseguição e assassinato de jornalistas, ocorridos em Angola e nunca esclarecidos pelas autoridades angolanas.

Mais informações
 

Sem comentários:

Enviar um comentário