terça-feira, 11 de outubro de 2016

"The Strange Library", Haruki Murakami

Este livrinho foi-me emprestado pela Spi, do Delícias à Lareira, e proporcionou-me um bom regresso ao universo de Murakami. Ou aos vários universos criados por ele, que tendem a colidir e a criar situações no mínimo estranhas aos protagonistas.

Sinopse
Neste conto, um rapaz decide passar pela biblioteca para entregar livros e procurar informações sobre a colecta de impostos no Império Otomano. É indicado à sala 107 onde um velhote estranho lhe entrega os volumes sobre o assunto, mas só os pode ler no interior do edifício. A biblioteca está prestes a encerrar, a mãe do rapaz está à espera dele para jantar, porém, parece que é o velhote quem está no comando ali - e as intenções dele não são as melhores e aprisiona o protagonista.
Este é um conto negro como só Murakami consegue ser, com os laivos de fantasia a que já nos habituou. Dentro do labirinto o rapaz cruza-se com o Sheep Man, a mesma personagem curiosa de obras como "Em Busca do Carneiro Selvagem", e com uma rapariga bonita que apenas fala com as mãos. Ainda assim, a simples entrada dele na sala 107 parece não ter retorno. Se se conseguir libertar da biblioteca tudo ficará bem? Não haverá um preço a pagar?
Cheguei ao final do livro um tanto zangada. Não me interpretem mal. É um conto excelente, mas... É Murakami, e de alguma forma ele vai tocar o leitor e revirar-lhe o coração do avesso. O senhor não nasceu para escrever sobre universos cor-de-rosa, não é assim?

Acho que qualquer fã de Murakami ia gostar de ler "The Strange Library", ainda para mais quando o livro é ilustrado de um forma genial. 



Cada página diferente de alguma forma está ligada a uma palavra ou conceito, pelo que parece um livro multidimensional. Não me importava nada que se lançassem mais contos dele assim.


Esperava estranhar mais por lê-lo em inglês, mas as frases são tão simples que se lê bem e a barreira que normalmente sinto quanto tento ler na versão original não foi tão densa.

Já conhecem o livro? Recomendo.
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Olá Su,
    Só li um livro de Murakami e não fiquei fã mas, um dia, tenho que lhe dar uma nova oportunidade... só não sei é quando ;)
    Este livro parece bem interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      O Murakami é bem "peculiar", mas sim, acho que lhe devias dar uma oportunidade. Este podia ser uma boa ideia (eu apaixonei-me logo pelo primeiro livro que li, o "Sputnik, Meu Amor",mas a trilogia "1Q84" consolidou-me como fã)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Ia jurar que já aqui tinha comentado, mas estou um pouco com a Tita li e não fiquei completamente rendido a ver se volto a ler um livro do escritor :)

    Vejo que não te cansa ehehe

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações, Fiacha,
      Ahahah não, é dos meus preferidos. Por vezes parece repetitivo, mas é tal faz parte do fascínio. Um dia volta a tentar. Por acaso do que vejo que lês pode não te encher as medidas, mas talvez gostes. Experimenta o "Kafka à Beira-MAr" - com sorte torno-me expert em "impingir" o livro certo do Murakami para cada pessoa :p

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    já tinha ouvido falar deste livro.
    Espero ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,

      É um pouco sombrio, mas bem tocante. Espero que gostes :D

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar