segunda-feira, 24 de outubro de 2016

"Os Hóspedes", Sarah Waters

Ao ler "O Indesejado" Sarah Waters captou a minha atenção. Adorei a forma como criou uma atmosfera densa com uma dose de suspense e em "Os Hóspedes"  tal não foi excepção.

Neste romance, passado na Londres de 1922, conhecemos Frances e a mãe, Mrs. Wray, que decidem alugar uma secção da casa para manterem a propriedade e se verem livres das dívidas acumuladas aos fornecedores. Foram obrigadas a despedir o pessoal e é a filha que trata das lides domésticas e das refeições - por muito que exaspere algum vizinho reparar numa "menina de boas famílias" em tais tarefas.
Os hóspedes que vão ocupar as divisões que outrora foram os quartos dos pais e dos irmãos são Leonard e Lilian Barber, e o casal causa algum desconforto a Frances. Sente-os a viver na sua própria casa, e parece-lhe estranha a intimidade de os encontrar no patamar antes de se deitar ou de ouvir os sons da rotina diária deles. No entanto, Lilian capta-lhe a atenção e a amizade que iniciam transforma-se num affair...
É, portanto, um romance permeado pela tensão. Frances é homossexual e tal causara-lhe dissabores com os pais, e Lilian tem demasiado em jogo para assumir aquela ligação de ânimo leve. O que diriam as pessoas, o que diria a família, se soubessem? Se actualmente o assunto ainda causa polémica, na época era uma depravação, o que exaspera a protagonista.
Frances é uma rapariga opinativa e com ideias fortes, mas ressente-se da forma como ainda existem normas sociais a manter, apesar da guerra ter abalado tantos pilares. Já a mãe ainda tenta manter as aparências de senhora da sociedade e guia-se pelos ideais com que foi educada, o que dá azo a algum conflito de gerações, que é interessante para deslindar o pensamento da época. A mulher já podia votar (em Inglaterra) e as bainhas dos vestidos mostravam os tornozelos, mas a aceitação da liberdade de escolha para viver como lhe era aprazível ainda estava longe. 
Papéis femininos à parte, o romance foi muito do meu gosto pela forma como me prendeu às páginas. O ritmo é lento, ideal para o leitor perceber o dia-a-dia de Frances, a ligação com Lilian, e, depois, exasperar com o suspense da última parte, porque o caso tem consequências, como se prevê. A leitura chegou a ser angustiante, tal é a forma como a atmosfera do romance se torna claustrofóbica! Isto nem falando de como duvidei da legitimidade dos sentimentos de Lilian; temi pela sanidade mental de Frances ou mudei a minha opinião sobre Leonard duas ou três vezes... 
"Os Hóspedes" é um romance a que não se pode ficar indiferente, sem dúvida. Conseguiu acicatar-me e deixar-me a temer pelo destino das personagens, mesmo depois de terminado. E, no fundo, deixou-me a questão: naquele caso, ceder ao amor é um acto de egoísmo ou de coragem?

Já me posso considerar fã de Sarah Waters. Adoro o estilo da autora, e acho que sabe guiar um leitor pela história, colocá-lo no lugar dos protagonistas, mas deixando-lhe o espaço suficiente para tecer opiniões sobre as personagens por si próprio. É que são construídas de forma realista e, à semelhança do mundo real, é difícil que exista apenas "preto" e "branco".

Sinopse

Já conhecem o livro? Recomendo!
Boas leituras!

Nota: O exemplar lido foi-me cedido pela Editorial Bizâncio para análise, a que mais uma vez agradeço por esta oportunidade.

6 comentários:

  1. Viva,

    Minha próxima leitura vi que gostaste (não li tudo para não apanhar spoiler), bom sinal ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,

      Fizeste bem :D podia até alterar as tuas expectativas ou, sem querer, "impingir-te" a minha opinião. Espero que gostes. Vale muito a pena :D

      bejinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Também já li este livro e gostei bastante. Esta autora está a tornar-se numa das minhas preferidas.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ISaura,

      Tenho que ler a tua opinião :D digo o mesmo, ela é excelente!
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Da autora li o indesejado e gostei bastante. Deixaste-me ainda com mais vontade para ler este.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,

      Deste também vais gostar :D tem uma carga de tensão na última parte que acho que é mesmo do teu gosto.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar